-
On 8 de January de 2019
Marketing Digital para o Segmento Imobiliário
O setor imobiliário é um dos segmentos que mais se utiliza do Marketing Digital para atrair leads, nutrir sua equipe e potencializar suas vendas. Separamos cinco dicas preciosas para você conquistar muito mais clientes para sua imobiliária.
Relacionamento
Você sabe que comprar um imóvel não é um processo simples, nem fácil, nem rápido, como ir a uma loja, experimentar uma roupa e sair satisfeito. Quem busca um novo lar para morar boa parte (ou o resto) de sua vida, vai procurar, pesquisar, comparar e ponderar muito! Até tomar a decisão, o cliente será impactado por diversas outras ofertas e irá se deparar com muitas objeções, próprias e dos familiares. Para competir com a concorrência ou para simplesmente não ser esquecido, é preciso investir constantemente em diversos canais de mídia que consigam cercar esse cliente e o guiar para um mesmo lugar: o seu produto.
Conte com os potenciais do Facebook Ads e do Google Ads, lance mão das palavras chave, dos anúncios. Impactou o cliente? Mostre seu site, sua oferta. Não esqueça do remarketing para reimpactar aqueles que já demonstraram interesse. Conquistou o lead e seus dados de contato? Ligue! Faça um bom atendimento. E inicie um relacionamento com inbound ou disparos de e-mail marketing, por exemplo.
Facilite a interação, estimule-o a fazer perguntas, iniciar contato, fornecer dados. Marketing é atração e relacionamento.
Acompanhamento e otimização de métricas
O erro que muitos cometem ao executar uma campanha, seja ela do segmento que for, é startar seus conjuntos de anúncios, programá-los para um período específico (um mês, por exemplo) e esquecer. Ir revisar somente ao final desse tempo. Chegando lá, descobre-se que as peças impactaram ou converterem quase ninguém e todo o dinheiro foi colocado fora.
Crie métricas e, principalmente, as acompanhe! Dê início à sua campanha e, logo depois de 3 ou 5 dias, vá verificar: quais conjuntos estão dando mais resultado? Quais imagens parecem estar atraindo mais? Qual texto está mais atrativo? O público alvo não está muito abrangente ou muito restrito? Qual o número de visualizações? E, dentro delas, qual o real CTR (taxa de clique)? Suas palavras-chave estão adequadas? Seus banners estão aparecendo nos portais certos?
Aprenda a entender o que está dando resultado, o que pode ser melhorado e o que pode ser descartado. Saiba usar os dados que o próprio Facebook ou Google disponibilizam e execute quantas otimizações forem necessárias para deixar sua peça redonda. E, principalmente, rentável.
Público
Além de utilizar a linguagem e agir no meio correto, um dos pilares mais importantes do marketing digital é atingir o público exato. E é exatamente aí que muita gente peca ou não sabe por onde atacar. Mesmo que acertemos no gênero, idade, localização e poder aquisitivo, impactar as pessoas certas depende de algo muito importante, principalmente no setor imobiliário: estado mental de compra.
Como acertar em cheio as pessoas que realmente querem adquirir um imóvel ou tem um maior potencial para isso? Como não perder dinheiro com impressões para públicos errados ou gastar cliques e tráfego com curiosos? Aposte em status e comportamentos que vão te dar boas pistas disso. Alguns macetes:
– Recém-casados;
– Jovens casados;
– Pessoas que já curtem outras páginas imobiliárias;
– Pessoas que curtem ou fazem checkin em lojas de decoração, reforma ou artigos
para casa;
– Pessoas que moram longe da sua cidade natal.
Presença nas redes sociais
É preciso, além de tudo, presença na mente das pessoas. De nada adianta aparecer somente com ofertas, de forma sazonal. É necessário fazer-se presente constantemente e mostrar que você tem as melhores condições, regularmente. Marketing é branding. E no Marketing Digital é a mesma coisa. De onde sua imobiliária veio? Ela é confiável? Mesmo que um potencial cliente veja um imóvel acima ou abaixo de sua faixa de aquisição, que não vá comprar, ele está constantemente sendo impactado. Ele vai construindo, na sua cabeça, gradualmente, uma imagem favorável e, por comparação, atestando que você tem as melhores ofertas sempre. Na hora que ele precisar, você estará ali.
Assim como o tradicional, o Marketing Digital não é apenas propagandear suas ofertas, e sim gerar conteúdos de relevância e conquistar autoridade no que fala e, consequentemente, confiança no que faz.
Mensuração e Análise de Resultados
Imóveis possuem valor alto, com boa margem de lucro. Geralmente, a verba destinada por grandes construtoras, imobiliárias ou incorporadoras para o investimento em mídia digital também costuma ser generosa. Em muitos casos, justamente por trabalhar-se com altos números, não se presta atenção no resultado que realmente está sendo gerado. É aí que mora o perigo. Uma estratégia equivocada, mesmo que converta em algumas vendas, pode estar dando prejuízo. Por exemplo: quantos leads você precisa, em média, para gerar uma venda? Qual seu CPL (Quanto custa cada lead)? Logo, qual seu CPA (Quanto você está gastando para conseguir cada venda)? Muitas vezes, ao executar esse exercício, quem está a frente da campanha se depara com números negativos. E daí pode ser tarde demais. Conte, portanto, com um parceiro que vai te garantir o melhor retorno sobre seus investimentos e irá te demonstrar isso de forma clara.
Vamos juntos!
Quer iniciar agora mesmo um serviço de Marketing Digital e contar com as melhores plataformas de captação e gerenciamento de leads e análise de resultados para alavancar suas vendas e impulsionar seu negócio? Entre já em contato!
Ficou interessado? Então nós queremos te presentear com:
✅ Um eBook exclusivo com muito mais informações sobre Marketing Digital, as tendências para 2019 e como você pode vender muito mais no segmento imobiliário;
✅ Uma Consultoria com um dos especialistas da Techflow, agência de performance especializada em Marketing Digital, geração e nutrição de leads para o setor imobiliário.
Preencha o formulário abaixo para ter acesso a isso tudo totalmente de graça!