-
On 22 de novembro de 2018
Um breve dicionário do Marketing Digital
Pode acontece com muita gente, se é que já não aconteceu com todo mundo: Reunião importante acontecendo, a pauta se cumprindo, e todos começam, de repente, a discutir o assunto “Shazaam”. Você acredita nunca ter escutado falar sobre isso e fica acenando com a cabeça e dizendo “sei” até tudo acabar e em seguida corre para o Google pesquisar o que é o “Shazam”.
Quando estamos em um processo de aprendizagem e até iniciando algum projeto envolvendo todo o universo do marketing digital, é comum encontrarmos uma série de termos e abreviações que não conhecemos ou ainda não entendemos muito bem o que elas realmente significam.
Para que você não tenha mais que quebrar a cabeça com as siglas e abreviações do marketing digital, nós criamos um breve dicionário do marketing digital! Nada deve ser mais chato do que ficar perdido no meio de alguma reunião de equipe ou com algum cliente, por isso estamos aqui para ajudar você!
Breve dicionário do Marketing Digital
1 – Banner
É um formato de anúncio em formato de vídeo ou imagem, adicionados em sites, blogs, aplicativos e até players de vídeo. Geralmente são patrocinados ou posicionados com o objetivo de levar o usuário/visitante para algum destino específico, como páginas de aterrissagem, página de algum produto em uma loja virtual ou rede social.
2 – AIDA
O significado desta sigla significa – atenção, interesse, desejo e ação – e diz faça processo de interesse e também de construção de relacionamento entre uma empresa ou produto e seus prospects.
3 – Buyer Persona
Esse é um conceito um pouco mais complexo… Resumidamente podemos dizer que a buyer persona é perfil de “cliente ideal” de um negócio. A buyer persona deve ser bem definida e ela é fundamental para que as estratégias de marketing digital realmente funcionem corretamente.
4 – Blog
Ele foi pensado para ser um tipo de diário virtual, o blog se consagrou com uma estratégia de marketing online muito preciosa. Com ele, as empresas falam sobre os seus serviços ou produtos, comentam sobre tendências de mercado, oferecem materiais relevantes para seus prospects e, claro, divulgam os seus projetos e cases de sucesso.
5 – CRM
Esta é a sigla para Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com clientes em português). Engloba a organização de reuniões, feedbacks, conversas, troca de e-mails, ligações, etc. para conhecer seu cliente profundamente, elaborar a estratégia e abordagem comerciais mais assertiva e saber como satisfazer suas necessidades.
6 – Call to action (CTA)
Call to action, que significa “chamado para a ação”, é uma frase ou botão que induz o usuário para à realizar uma ação específica. Pode ser um “clique aqui para receber uma cotação” ou um “clique aqui para receber novidades”, por exemplo.
7 – Click Through Rate (CTR)
Esta é a sliga para Click Through Rate, é o calcula que corresponda a porcentagem de pessoas que, ao quando foram impactadas por um link, efetivamente clicaram nele. Essa é uma métrica extremamente útil para medir o sucesso e retorno sobre o investimento de uma campanha de email marketing ou anúncio nas redes sociais, por exemplo.
8 – Engajamento
O engajamento são as interações que ocorrem entre os possíveis consumidores ou prospects e os conteúdos, publicações e anúncios publicados por uma empresa. Se estivéssemos pensando no Instagram, o engajamento poderia ser medido por likes, ou comentários, por exemplo.
10 – Funil de Vendas
De maneira bem resumida, o funil de vendas é uma estratégia de marketing com foco na produção de conteúdo “por etapas”, baseada nas fases da jornada de compra de um usuário.
O conteúdos de topo do funil geralmente são relacionados a apresentação de um problema ou questão aos seus prospects, os de meio do funil fazem parte de um processo de “convencimento” e melhora no relacionamento e os de fundo do funil fazem parte da etapa da finalização do processo, ou seja, de tornar o prospect em cliente.
11 – Geração de leads
O termo “Gerar leads”, na verdade, significa transformar os visitantes/usuários dos seu site, blog e redes sociais em Leads, ou seja, em clientes potenciais. Isto ocorre quando um visitante/usuário acaba se interessando pelo material que oferecido por uma empresa e em troca de conteúdos interessantes ele fornece seus dados para contato e assim a empresa poderá iniciar uma comunicação mais próxima e assertiva com o ele.
12 – Keyword
Keyword ou palavra-chave é um fundamento básico do marketing digital. É uma palavra ou o conjunto de palavras que sintetizam a ideia de um termo que as pessoas digitam em mecanismos de busca para serem direcionadas para os conteúdo que desejam ou estão procurando.
Quer um exemplo? Quando vê deseja contratar os serviços de um chaveiro em sua região, por exemplo, você digita no Google “chaveiro 24h”. A frase entre aspas é a sua palavra chave.
13 – Landing Page
Landing Page, ou páginas de aterrissagem, é o destino de um usuário que clica em um link patrocinado ou banner, que são partes de uma campanha de marketing digital. Geralmente elas são páginas focadas na conversão dos usuários em leads e sempre buscam fazer uma oferta de valor.
O objetivo de uma landing page sempre deve ser muito claro, para que o usuário seja induzido à executar a ação foco da estratégia, como baixar o ebook ou se cadastrar para receber sua newsletter com ofertas.
14 – Link Patrocinado
Em resumo, o link patrocinado é um anúncio pago, e geralmente é exibido em local de destaque em um site, aplicativo ou vídeo. A maior referência em links patrocinados do mercado é o Google Ads.
15 – Meta Descrição
É um resumo dos conteúdos, colocado geralmente na programação de sites para que apareçam como resumo dos conteúdos. O objetivo é atrair os visitantes ao site, explicando através do resumo qual é o conteúdo que está disponível naquela página.
16 – ROI
Sua tradução é “retorno sobre investimento”. É um cálculo básico que mostra a relação entre o dinheiro que você ganhou e o dinheiro que foi investido em uma ação de marketing. Com o ROI calculado, você consegue descobrir a efetividade de suas ações de marketing digital e se a sua estratégia precisa ser reformulada ou não.
17 – SEO
SEO” significa Search Engine Optimization – em português – otimização de ferramentas de busca. O objetivo do SEO é fazer com que as páginas de um site “subam” no ranking dos buscadores, principalmente o Google, aparecendo sempre entre os primeiros resultados de busca aumentando as possibilidades dos usuários visitarem o site.
18 – Taxa de Abertura
A taxa de abertura é a porcentagem de contatos que abriram os e-mails enviados por campanhas de email marketing. Também pode ser referir a porcentagem de leads que abriram os e-mails enviados por campanhas de automação.
19 – Taxa de Conversão
É a porcentagem de usuários que cumprem o objetivo estabelecido e que se tornam prospects ou potenciais clientes (leads) em suas ações de marketing digital. Entre os objetivos de conversão possíveis, estão baixar um e-book, pedir uma cotação online ou assistir um webinar.
20 – Webinar
São conteúdos em em formato de vídeo, que pode ser ao vivo ou gravado, que é disponibilizado para os prospects de uma empresa. Pode ser um mini curso, uma aula ou até mesmo um debate sobre os produtos e serviços ou sobre o mercado de atuação da empresa promotora do webinar.
Esperamos que esse breve dicionário do marketing digital tenha esclarecido alguns termos do mercado para você. Ficou com alguma dúvida? Quer que a gente explique algum outro termo? Comente aqui embaixo!